1. Você ser iniciado(a) em um coven wiccan, familiar ou tradicional, ou mesmo por alguém que pratique sozinho mas que tenha uma linhagem mágica. Para entrar na Wicca, é fundamental você ser iniciado. Não existe wiccan que não seja iniciado. Por quê? É uma religião sacerdotal. O que pode acontecer é você ser convidado por alguém que pertença a um coven e, então, se dedicar durante no mínimo 1 ano e 1 dia antes de ser iniciado naquela tradição. Leia: Como encontrar grupos e covens.
2. Existe um pensamento mais moderno da Wicca que aceita a “auto-iniciação”, que na verdade é você mesmo fazer sua iniciação, sozinho. Você não está sendo iniciado por ninguém nem recebendo os mistérios de determinada tradição, então o peso do estudo é maior. Wiccans tradicionalistas não aceitam este modo de iniciação. O que você acredita é o que deve contar. Existem muitos wiccans auto-iniciados ao redor do mundo, especialmente solitários. Leia: Sacerdócio e responsabilidade.
3. Simplesmente praticar. Bruxaria não se resume a Wicca e para ser bruxo você não precisa necessariamente ser iniciado. Levar uma vida pagã, praticando no dia-a-dia, já faz de você um bruxo ou uma bruxa.
Preparando-se para a "magia"
A preparação do ritual é uma diretriz básica da tradição gardneriana da Wicca. Outras tradições apropriam-se extensivamente deste método, mas têm variações. A seguir uma representação das etapas que podem ser seguidas na realização de um ritual - como qualquer religião, as diferentes seitas têm diferentes métodos e não há um único "modo correto" de realizar uma cerimônia.
Purificação
A primeira coisa que os bruxos devem fazer é purificar uma área circular para se livrar de quaisquer energias ou forças indesejadas. Um bruxo pode usar uma vassoura para limpar a área e/ou queimar um maço de sálvia, segurando-o sobre sua cabeça enquanto anda em um padrão espiral ao redor do círculo e fazendo uma pausa em cada um dos quatro quadrantes (norte, sul, leste e oeste). Cada bruxo participante do ritual também é purificado balançando incenso ao redor de seu corpo.
Organizando o altar
O altar é montado no lado leste do círculo com velas para representar o deus e a deusa, sal e água para purificação, os athames do Sumo Sacerdote e Sacerdotisa e incenso. Eles colocam velas de quadrante em cada um dos quatro quadrantes do círculo.
Lançando o círculo sagrado
O Sumo Sacerdote e Sacerdotisa lançam o círculo sagrado. Ele é considerado como um ponto em lugar ou tempo. O círculo é lançado através da marcação de suas bordas com um athame ou outra ferramenta como um cajado, espada ou varinha.
Eles purificam a área novamente com sal e água. Eles colocam três pitadas de sal na água e misturam nove vezes com o athame. Então, essa mistura salgada é borrifada ao redor do perímetro do círculo. O incenso é aceso e transportado ao redor do perímetro do círculo.
Invocando os quadrantes
Os bruxos invocam juntos os espíritos dos quatro elementos: terra, fogo, água e ar. Os elementos são os guardiões que guiam e protegem os bruxos.
Invocando a divindade
Uma divindade tem de ser envolvida para realizar a magia, então é nesse ponto do ritual que as deidades são convocadas. Dependendo do ritual, poderia ser o deus, a deusa ou ambos. Eles são convocados pela recitação de invocações relacionadas ao ritual específico.
Até esse ponto, tudo foi preparação para o ritual. É nesse momento que os bruxos começam o verdadeiro ritual que estão realizando.
Realização e encerramento do ritual
Há muitas cerimônias e rituais realizados por bruxos wiccanos; portanto, o Grande Rito é o principal, por isso o descreveremos aqui.
Realizado o ritual
O Grande Rito representa a união sexual do deus e da deusa, dos quais surge uma nova vida. Essa união não serve apenas para trazer boa colheita, mas também para continuar o círculo de vida de modo que o novo deus possa nascer em Yule (consulte a seção a seguir para aprender sobre Yule). Quando esse rito é realizado, pode ser tanto simbólico - usando o athame e o caldeirão para representar a união sexual - ou o ato sexual pode ser realizado pela Sumo Sacerdote e Sacerdotisa. Se o ato sexual for realizado, todo o coven deve estar de acordo de que é como querem que o Grande Rito aconteça, e a união real é feita em sistema privado, não com o restante do coven presente. Geralmente, o Sumo Sacerdote e sacerdotisa são casados.
A versão simbólica do Grande Rito é mais comum. Nessa versão, o caldeirão ou cálice representa o útero e é segurado pela Sacerdotisa. O athame é a representação fálica e é segurado pelo Sumo Sacerdote. Este rito pode variar, mas em alguns covens a Sacerdotisa ajoelha no altar com o caldeirão em suas mãos diante do Sumo Sacerdote. O Sumo sacerdote fica diante dela com seu athame. Cada um recita linhas para trazer o Rei Sol para dançar com a Noiva da Primavera. Então, o Sumo Sacerdote abaixa o athame dentro do caldeirão à medida que ambos recitam palavras da Terra da Juventude, do Vinho da Vida e do Caldeirão de Cerridwen. O Sumo Sacerdote então pega o caldeirão, levanta-o no ar e proclama que esse rito simboliza a união do deus e da deusa.
Quando o ritual está completo, o círculo deve ser fechado.
Fechando o Círculo
As etapas do lançamento do círculo são refeitas, só que ao contrário. As deidades invocadas recebem agradecimento por sua ajuda, os quadrantes são liberados e o Sumo Sacerdote e Sacerdotisa "derrubam" o círculo andando ao redor do perímetro (na direção oposta de antes) com seu athame apontado para fora.
http://pessoas.hsw.uol.com.br/bruxaria4.htm