Tipos de eclipse lunar
A terra produz um cone de sombra, no interior do qual o Sol está completamente coberto por nosso planeta, e uma zona de penumbra em que o Sol é parcialmente obscurecido pela Terra. Dependendo da entrada (ou não) da Lua na área de sombra, e que essa entrada seja toal ou parcial, define diferentes tipos de eclipses lunares (ver figura):- Total, quando a Lua entra completamente no cone de sombra durante o eclipse.
- Parcial, quando a Lua entra na cone de sombra, mas não entra completamente.
- Penumbral, ir à lua no zona penumbral, mas não na sombra.
Escala de Danjon
Em um eclipse total, a Lua não é totalmente escura, porque a luz do Sol é refratada pela atmosfera da Terra. Isto dá nosso satélite algumas tonalidades marrom-avermelhadas (ver foto), que são a principal atração visual de um eclipse lunar total.O astrônomo francês A. Danjon estableceu uma escala para classificar os eclipses totais da Lua em função da luminosidade e tonalidade do eclipse, e as características da zona de fronteira entre a sombra ea penumbra:
- L=0. Eclipse muito escuro, a lua é difícil de ver, especialmente no meio do eclipse.
- L=1. Eclipse escuro, cor acinzentado ou castanho. Alguns detalhes da superfície da lua é dificilmente distinguíveis.
- L=2. Escuro ou castanho avermelhado. A sombra central é escura, enquanto que a borda da sombra é moderadamente brilhante.
- L=3. Tono vermelho-tijolo. O limite da sombra é brilhante, e muitas vezes amarelado.
- L=4. Eclipse brilhante de tom vermelho-alaranjado ou cobre. A borda da sombra é normalmente azulejada e muito brilhante.
Outras predições
Você pode encontrar outras predições de eclipses em:- Eclipses Online, em Inglês. Site com as previsões do "Astronomical Almanac" do USA, publicado pela HM Nautical Almanac Office (Reino Unido).
- IAU Working Group on Solar Eclipses Home Page, em Inglês.
- IMCCE (França, em Francês).
- GSFC Sun-Earth - Eclipse Homepage at NASA/GSFC Sun-Earth Connection Education Forum (Fred Espenak), em Inglês.
- Xavier Jubier's Solar Eclipse Interactive Google Maps, também em Francês.
- Maps for all Solar Eclipses in the 20th and 21th Century por Arnold Barmettler, em Inglês.
Bibliografia
- A. Danjon. “Astronomie générale et éléments de mécanique céleste, Seconde Édition”, Éditions A. Blanchard, Paris, 1980.