sábado, 15 de outubro de 2011

Tradições da Wicca: Gardnerianismo

A Wicca Gardneriana é uma Tradição de Mistérios, Iniciática e de transcendência, por isto é voltada para o desenvolvimento interior de cada um. É um caminho sacerdotal e iniciático, uma Tradição que não aceita ou reconhece auto-iniciações.

Essa Tradição é passada oralmente, incluindo as suas leis, procedimentos e fundamentos, culminando em ritos. Os seus iniciados servem aos Deuses por meio
das antigas práticas, sendo guiados por ancestrais, seguindo um caminho religioso calcado no serviço à Deusa das Estrelas e seu Divino Consorte, amante e filho, o Deus de Chifres, exercendo o Sacerdócio dos Antigos de acordo com a tradição de ancestralidade de seu Clã.

Os membros da Tradição Gardneriana remontam a sua linhagem a uma das Altas Sacerdotisas iniciadas por Gerald B. Gardner, entre as quais, as mais famosas são:

Ameth (Doreen Valiente)
Dayonnes (nunca permitiu divulgar o seu nome civil)
Tanith (Lois Bourne)
Thelema (Patricia Crowther)
Artemis (Eleonor 'Rae' Bone)
Olwen (Monique Wilson)
No entanto, não podemos levar em conta o que Doreen Valiente costuma falar sobre Gardner, como pode ser observado na obra 'Fifty Years of Wicca' de Frederic Lamond .

A prática da Wicca Gardneriana é restrita aos covens imbuídos da chamada ancestralidade. A razão disso é que o BoS Gardneriano verdadeiro se mantêm em sigilo, sendo passado de Altos Sacerdotes para iniciados, e sua informação só se torna completa para a correta execução dos rituais quando unida ao conhecimento oral passado de Altos Sacerdotes a iniciados.

O conhecimento oral transmitido nunca poderá ser escrito, pois ele é a consolidação do aprendizado sobre inúmeras técnicas e práticas. Sendo assim, fica impossível transcrevê-lo em explicação teórica, uma vez que ele pode variar imensamente (conforme a situação, pessoa, etc). Rick Johnson (Alto Sacerdote do Coven Desert Henge) conseguiu exemplificar esse ponto muito bem:

"Posso fazer figuras da posição de Karate, de como quebrar um pedaço de madeira; posso descrever em todos os aspectos, porém só olhando para a mão do aluno vou poder verificar e explicar a posição exata, explicar sobre a intensidade da força e corrigir algum eventual erro."
Oficialmente, só um Gardneriano pode formar outro Gardneriano, sendo a transmissão de conhecimento essencial, e o respeito às polaridades onde um homem inicia uma mulher e esta inicia um homem.

A Wicca Gardneriana é uma religião de mistérios, romântica e erótica, transmitida formalmente a partir de um ritual de iniciação; conseqüentemente não é possível revelar exatamente como é praticada. É de domínio público que muitas vezes é celebrada com os participantes "Vestidos de Céu", ou seja, praticando a nudez ritual, uma vez que acreditam que o corpo humano emana poder.
Evocam-se os poderes dos elementos, traça-se o círculo e, com os quatro elementos, purifica-se esse espaço sagrado e os participantes. Celebram-se os Sabás, Esbás e fazem-se reuniões, invocando os Deuses para honrarem esses rituais com a sua presença. O clímax dos rituais ocorre no momento do Grande Rito, no qual o casal de Alto Sacerdotes dirigentes de um Coven, cada qual canalizando a divindade correspondente ao seu gênero, opera um rito secreto e privado, cujo objetivo é a união mística, sexual, e amorosa da Deusa das Estrelas e o Deus de Chifres. Ao final, desfaz-se o círculo e restaura-se o espaço do mundo profano. Os participantes procuram interagir com a natureza ao seu redor e consigo próprios, através das técnicas que lhes foram transmitidas.

A Wicca Gardneriana é praticada desde Gardner, que a apresentou publicamente após o fim das leis britânicas anti-bruxaria, e com intento de preservar a Arte, unindo os conhecimentos que adquiriu no Coven de New Forest, como sobrevivência das práticas dos Covens de Old Pickingill(Existem opiniões diversas, mas evidências significantes).Também é destacável seu vasto conhecimento e participação em outras ordens de misticismo Ocidental.

Somente por meio da iniciação, realizada por uma/um postulante à Wica Gardneriana e um/a Alto/a Sacerdote/isa devidamente iniciado/a e preparado/a na Tradição Gardneriana, é que pode ser formado um novo membro da Tradição Gardneriana. Assim, por meio da rede de linhagens de iniciações, que ligam todos os Gardnerianos até Gardner, os gardnerianos podem se reconhecer e manter a qualidade de seus ensinamentos tradicionais ao longo das gerações de iniciados.


Quem foi Gerald Brosseau Gardner:
(13 de junho de 1884 - 12 de fevereiro de 1964) foi um funcionário público britânico, antropólogo amador, escritor, ocultista e Bruxo Tradicionalista que publicou alguns dos textos de referência sobre a Wicca, a Religião da Bruxaria Pagã, da qual foi grande divulgador.

Gardner nasceu em The Glen, The Serpentine, Blundellands, perto de Liverpool, Inglaterra, numa família de classe média sendo um dos quatro irmãos e viveu com dois deles, Bob e Douglas. O negócio de família era Joseph Gardner & Sons, o importador de madeira mais antigo e importante do Império Britânico, e, tinham origem escocesa.

Os Gardners tinham ao seu serviço uma enfermeira irlandesa chamada Josephine "Com" McCombie que estava encarregada de cuidar o jovem Gardner. G. Gardner sofria de asma desde cedo, e, a sua enfermeira ofereceu-se para levá-lo para climas mais temperados às custas do seu pai. Iniciou as suas viagens em 1891 começando pelas Ilhas Canárias, e foram para Accra seguindo para a Ilha da Madeira.De acordo o biografo oficial de Gardner, J.C. Bracelin, Com gostava bastante de namoriscar e as suas viagens eram principalmente de "caça ao homem".

Em 1900, Com casou com David Elkington, um homem afortunado do Ceilão e concordaram com os Gardners que Gerald iria viver com ela numa plantação de chá chamada Ladbroke Estate.

Em 1905, Gardner voltou para Inglaterra para uma visita durante a qual passou algum tempo com uns familiares, os Surgensons, que começou a ter contacto com o oculto. Descobriu através de um rumor na família que o seu avô, Joseph, praticava bruxaria, e que, em 1610, um outro antepassado escocês, Grissell Gairdner, foi queimado por prática de bruxaria, em Newburgh.

Gerald ficou no Ceilão até 1908 quando decidiu mudar-se, primeiro para Singapura e depois para o Borneo.

Em 1908 tornou-se num plantador de borracha, primeiro em Borneo e depois na Malásia. Em Borneo tornou-se amigo de muitas tribos locais tornando-se numa antropólogo amador e fascinado pelas suas armas como também pelas suas crenças no politeísmo e espiritualidade.

Em 1923 tomou algumas posições de serviço civil como inspector na Malásia. Em 1936, com 52 anos, regressou à Inglaterra. Publicou o texto autoritário Keris and other Malay Weapons (1936), baseado na pesquisa sobre armas no sul Asiático e práticas de magia.

No regresso a Inglaterra adotou o naturismo, e aprofundou o interesse pelo oculto. Aqueles que o conheciam no movimento pagão moderno, como Doreen Valiente, dizem que era um forte adepto da terapia através do sol.

Gardner publicou entretanto dois trabalhos de ficção: A Goddess Arrives (1939) e High Magic's Aid (1949). Estes trabalhos foram seguidos de trabalhos já de investigação e portanto factuais: Witchcraft Today (1954) and The Meaning of Witchcraft (1959).

Gardner foi casado com uma mulher de nome Donna durante 33 anos, mas ela nunca fez parte das atividades neo-pagãs do marido.

Em 1964, depois de sofrer de um ataque cardíaco, Gardner morreu a bordo de um navio que regressava de Lebanon. Foi enterrado na Tunísia.

Wicca

Gardner afirmava ter sido iniciado em 1939 numa tradição de bruxaria religiosa que ele acreditava ser uma continuação do Paganismo Europeu. Doreen Valiente mais tarde identificou aquela que iniciou Gardner como sendo Dorothy Clutterbuck no livro A Witches' Bible, escrito por Janet e Stewart Farrar em 2002. Esta identificação foi baseada em referências que Valiente se lembrava de Gardner fazer a uma mulher a quem ele chamava de "Old Dorothy". Ronald Hutton diz, no entanto, no livro Triumph of the Moon, que a Tradição Gardneriana era largamente inspirada em membros da Rosicrucian Order Crotona Fellowship e especialmente por uma mulher conhecida pelo nome mágico de "Dafo". O Dr. Leo Ruickbie, no livro Witchcraft Out of the Shadows (2004), analisou as evidências documentais e concluiu que Aleister Crowley teve um papel crucial ao inspirar Gardner a criar uma nova religião pagã.

Ruickbie, Hutton e outros também discutem a hipótese de muito do que foi publicado sobre a Gardnerian Wicca, como a prática de Gardner se tornou conhecida, ter sido escrito por Doreen Valiente e Aleister Crowley.

O que se sabe é que ele fez a Bruxaria Wicca (principal caminho Neo-Pagão da atualidade) ser reconhecida como uma legítima Religião , e tendo feito apenas algumas atualizações e adaptações na "Antiga Religião" ao mundo moderno para isto.

Etimologia

Gardner, nos dois livros sobre o assunto, refere-se à bruxaria como "Wica", ou "A Arte". Em Inglês Arcaico, "Wicca" é um nome relativamente obscuro, masculino, derivado do Latim "ariolus", i.e., "mago", enquanto "Wicce" é o feminino equivalente, derivado do Latim "phitonissa", i.e., "o possesso; como em Pythia". O uso histórico da palavra "Wicca" como um tipo de religião não é etimologicamente possível. O termo verbal, em Inglês "wiccian", e que significa "praticar bruxaria", não aparece no material escrito por Gardner, e não é usado tipicamente na literatura sobre este movimento religioso. Ele utilizou esta palavra porque em épocas remotas os "Bruxos" eram chamados as vezes por "wiccas" , os sábios.


Quem foi Doreen Edith Dominy Valiente:
conhecida sob o nome mágico Ameth (Mitcham, 4 de janeiro de 1922 - Brighton, 1 de setembro de 1999), foi/é uma das mais respeitadas e influentes wiccans inglesas da bruxaria moderna, que estabeleceu relações com várias tradições antigas, incluindo o Gardnerianismo (na qual foi a primeira Alta Sacerdotisa do coven liderado por Gerald Gardner), o Cochranianismo e o coven de Atho (um dos nomes dado ao Deus Cornífero).

Doreen Valiente nasceu em Janeiro de 1922, na cidade de Mitcham, situada a sul da Grande Londres, no seio de uma família cristã, tendo Harry, como pai, e Edith, como mãe. Pouco mais tarde, a família estabeleceu-se perto da cidade Horley, condado de Surrey, onde Doreen passou a sua adolescência. Com apenas sete anos, enquanto deslumbrava a lua, teve o seu primeiro contacto espiritual e, aos treze anos, convenceu-se que era dotada do uso de magia, empregando-o, inicialmente, para proteger a mãe, vítima de assédio por um colega de trabalho.Assim que confessou aos pais as suas acções, estes opuseram-se e enviaram-na para um colégio. Dois anos mais tarde, Doreen fugiu, abandonando a escola para sempre.

Pelo que se conhece, Doreen casou-se duas vezes. O primeiro casamento aconteceu, quando tinha dezanove anos, a 31 de Janeiro de 1941. Na altura, trabalhava como secretária em Barry, cidade a sul do País de Gales, onde conheceu e se casou com Joanis Vlachopoulos, um jovem de 32 anos, marinheiro da Marinha britânica, que após menos de seis meses depois do casamento, foi declarado desaparecido e, posteriormente, dado como morto, durante a Segunda Guerra Mundial.
Nesse mesmo ano, Doreen voltou para Londres. Cidade onde, três anos mais tarde, a 29 de Maio de 1944, viria a conhecer e casar com Casimiro Valiente (do qual obteve o seu sobrenome), um espanhol exilado da Guerra Civil Espanhola.
Algum tempo após o término da Grande Guerra, Doreen e Casimiro mudaram-se para Bournemouth, uma cidade inglesa não muito longe de New Forrest (onde, curiosamente, Gerald Gardner deu os primeiros passos na Bruxaria).
Embora o seu marido não partilhasse o mesmo interesse pelo oculto, Doreen ia lendo e pesquisando sobre o assunto. Até que, em 1952, se deparou com um artigo do jornal inglês Illustrated, intitulado "Bruxaria na Grã-Bretanha". O artigo mencionava Cecil Williamson, director do Museu de Bruxaria (Museum of Witchcraft - Boscastle, Cornwall, Inglaterra), e o New Forest Coven. Interessada e curiosa, Doreen envia uma carta para Williamson, pedindo mais informações sobre o assunto e sobre esse coven. Carta essa que foi, posteriormente, direccionada para Gerald Gardner. Os dois trocaram correspondência por algum tempo, até que se conheceram, pessoalmente, em casa de Dafo - amiga de Gardner e um importante membro do New Forest Coven [quem, anos antes, tinha iniciado Gardner]. Doreen começava, assim, o seu longo percurso na Wicca. Passado um ano desse encontro, durante o Solstício de Verão de 1953, Doreen submeteu-se ao primeiro grau de iniciação à Wicca, com Gerald Gardner como seu iniciador.

Wicca

1952-1957
Logo após Gardner ter tornado públicas suas alegações de ter sido iniciado em um culto de bruxas ainda sobrevivente, Valiente se juntou a ele em 1952 e colaborou na criação de rituais. Valiente se tornou Alta Sacerdotisa do coven Bricket Wood de Gardner, em 1953, escreveu vários poemas para uso dos wiccanos, incluindo uma versão reescrita de Carga da Deusa, e ajudou a formular a Wiccan Rede. Como Alta Sacerdotisa, inicia Jack L. Bracelin, em 1956. Porém, o desejo crescente, de Gardner, por publicidade provocou uma longa separação entre eles. Pois, ao contrário do seu mentor, Doreen sempre quis ser muito discreta nas suas actividades mágicas, devido ao conservadorismo da mãe, que reprovaria qualquer acção relacionada com a bruxaria e afins. No livro The Rebirth of Witchcraft, Doreen descreve a insegurança que sentiu quando Gardner começou a contactar com a imprensa, mostrando-lhe que, assim, comprometeria a segurança do grupo e a sinceridade dos ensinamentos. Esta situação levou à introdução, em 1957, das intituladas “Proposed Rules for the Craft”. Um conjunto de regras que impedia qualquer membro de se dirigir à comunicação social. Contudo, Gardner ripostou, alegando que já existiam outros documentos tradicionais, fazendo com estes fossem imediatamente distribuídos por todos os membros do coven. Claro está que Doreen não acreditou na autenticidade dessas "Old Laws", acabando por abandonar Gardner e o coven Bricket Wood. Esta situação levou-a a fundar o seu próprio coven e, mais tarde, em 1964, a partilhar com Robert Cochrane um percurso tradicionalista da Bruxaria.

Assim que abandonou Gardner e o coven Bricket Wood, em 1957, Doreen formou o seu próprio coven, com Ned Grove. E embora não acreditasse nas Leis Wiccans, o novo coven professava as tradições Gardnerianas. Assim o manteve até 1964, altura em que conheceu Robert Cochrane, num encontro realizado pela Irmandade dos Essénios, na colina Glastonbury Tor. Doreen identificou-se logo com Cochrane, por este não ser muito adepto de publicidade, e acabou por integrar no seu coven, o Clan of Tubal Cain.

Nos anos 1970, ela publicou uma série de livros e se consagrou como uma das mais respeitadas sacerdotisas da Wicca, merecendo uma entrada no "Dictionary of National Biography" (Dicionário Biográfico Nacional, em tradução livre). Era ativa na promoção da Bruxaria Moderna e do Neopaganismo, sendo enfática, particularmente, em afirmar que o movimento não tinha relação alguma com o satanismo, mas não procurou a publicidade para benefício próprio. Era uma figura notável no suporte ao desenvolvimento da Federação Pagã Internacional. Enfrentando os desafios dos céticos, Valiente tentou, com algum sucesso, fornecer evidências para as alegações de Gardner a respeito de sua iniciação, notoriamente através da identificação de Dorothy Clutterbuck em 1980, a velha bruxa que supostamente realizou a iniciação em um ensaio publicado em Oito Sabbats Para Bruxas, de Janet e Stewart Farrar.

Morte

Doreen Valiente sofria de vários problemas de saúde, inclusive de cancro do pâncreas. Nos seus últimos dias, foi transferida para um lar, vindo aí a morrer no dia um de Setembro de 1999, às 6h55min, na companhia do amigo John Belham-Payne (sob o nome mágico Dagda). Co-fundador do Centro de Estudos Pagãos, John assumiu a responsabilidade de guardar e cuidar da extensa colecção de artefactos de feitiçaria e manuscritos da sua amiga Doreen, incluindo o seu Livro das Sombras. Um dos seus últimos desejos era que os seus poemas fossem publicados e partilhados com o Mundo. Hoje, esses poemas podem-se ler num livro intitulado de “Charge of the Goddess”, juntamente com algumas memórias dos seus amigos e artefactos. Um excerto de "Poem":

http://pt.wikipedia.org/wiki/Gardnerianismo

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