quarta-feira, 19 de outubro de 2011

O que é a verdadeira Bruxaria Tradicional?

Como é estar no caminho da bruxaria tradicional?

Diferentemente do que vemos por aí, esse caminho não "salva", nele quem salva é você mesmo esqueça as muletas, aqui não poderá usá-las.
Esqueça as receitinhas de bolo (coloque uma moeda dentro de uma bolsa púrpura e enterre em solo adubado, em 15 dias, duas horas e 31 segundos estará rico), elas servem para quem quer se enganar.
Não é um caminho fácil, mas é um caminho de beleza, para quem souber olhar para o lado certo.

Se você tem altos problemas de confiança, racionalidade, gosta de ficar fazendo intriguinhas, gastar seu sangue com coisas inúteis, busca títulos grandes e complexos que não tem valor nenhum e acha que ajoelhar e chorar para os deuses vai te ajudar a ser melhor recomendo uma boa psicoterapia antes de qualquer coisa.
Se fores assim, aqui irás pastar.

Mas para aqueles que sabem viver em fluidez, que sabem que tudo podem moldar , a partir do seu poder pessoal, este saberá ver o caminho. Mas agora, você se pergunta - "ah, pois então não há regras, é só ter força e vamos lá?", pois se engana novamente. O caminho é fluídico, as bases são fixas - tradição - é uma palavra que ilustra bem. Aqui você tem que estudar, entender o que é tradição, porque segui-la. E não são bases fantasiosas tiradas de um conto de fadas, mas de costumes reais, baseados em antropologia e reconstrucionismo (no nosso caso celta - da península ibérica, região de Galiza e Astúrias). E ser crítico, questionador, porém educado. Saber diferenciar o que é o termo bruxaria inventado na época medieval pela igreja e a bruxaria inventada nos estúdios de Hollywood, para costumes pagãos de um povo antigo, é muito importante saber diferenciar bruxaria de outros sistemas mágicos, que é a grande confusão de hoje.
Cada passo é um teste, cada passo uma peregrinação inteira, em busca de sabedoria mas sem nunca esquecer do êxtase...mas isso é assunto para outro dia.
Aos interessados, esvaziem seus cálices para receber outro conhecimento, desarmem-se e voltem a pensar sem apoiarem-se em muletas que em muito lhe retardam, já que ainda tem pernas, só tem preguiça de usá-las.

Abraços Fraternos, Lobo Marrom.



Bruxaria Tradicional - Consagração da Terra Nativa
Autoria: Ricardo DRaco

Resolvemos escrever este tópico com o intuito de mostrar o funcionamento da Bruxaria Tradicional sem mistificações, sem aplicar uma linguagem esotérica confusa, indo direto na questão.
Dentro das práticas da Bruxaria Tradicional, sendo ela uma representação do agregado cultural e de crença específica europeia, dado a migração desses povos para o restante do mundo, teremos o realinhamento do conceito honrar a terra, esse honrar nos é nato, é um respeito à natureza (flora e fauna) como também lugar onde nossos ancestrais viveram.
Com isso teremos nos cultos fora da Europa, um chamado a honrar a terra de origem como também a terra que hoje nos encontramos, e o faremos em culto, mesmo de passagem, esse honrar é um respeito, uma dedicação ao que nos cerca naquele momento, naquele solo.
Bruxaria Tradicional é uma herança europeia, não existe Bruxaria Tradicional nascida exclusivamente no Brasil, sem esse link cultural e de crença (origem). Um índio, um negro, um asiático, terá a sua fé baseada geralmente conforme sua origem, mas que também podem se dedicar a Bruxaria Tradicional desde que busquem por esse conhecimento ancestral regional.

Bruxaria Tradicional no Brasil
Aqui teremos um cenário bem próprio, por vários motivos, um deles é o fato do Brasil já ser colonizado por forte influência cristã, desde cruzes de malta dos templários, evangelização indígena, até a santa inquisição e perseguição aos judeus.
Portanto, as fontes que temos no Brasil direcionam sempre o termo “bruxaria” a práticas malévolas e de heresia, como atributo para crença marginalizada, selvagem, anti-cristã, promovendo uma divisão dualista de Bem X Mal ou Luz X Trevas.
Com isso, toda crença, fosse indígena, negra, judaica ou fora dos padrões morais e éticos cristãos seriam tidos como “magia negra” e assim bruxaria.
Esta visão, é uma visão distorcida, tanto que observamos textos falando de Quimbanda como Bruxaria, de “macumba” como bruxaria, e tantas e tantas outras perante os movimentos radicais cristãos ou mesmo pela ignorância de nosso país, não apenas sobre uma determinada classe social, religiosa ou acadêmica.
E qual o motivo de tanta desinformação? Poderíamos citar vários, vamos a eles:
- Pesquisas sérias e de campo nas áreas acadêmicas (antropologia, teologia, entre outras);
- Interesse econômico, visto que muitos ganham como os artifícios de medo, e perca de fieis das religiões tidas como “oficiais” e a própria mídia nos filmes de terror;
- Desorganização religiosa, falta de entidades representativas;- Autores equivocados e parciais escreverem sobre o assunto;
- Falta de conceito que auxiliem na comunicação com propriedade (entendimento objetivo).
Outro grande problema é acreditar que bruxaria é apenas um oficio de feitiçaria, ela é um agregado humano, sendo um agregado humano ela se amplia pela arte, artesanato, pelo trabalho com ervas (medicina alternativa) cantos e evocações (musicalidade e danças), portanto é muito mais que um agregado de práticas mágicas, se assim não o fosse poderíamos apenas citar o rótulo de feiticeiros/magistas.
Uma outra questão, será que todo mundo era bruxo antes do cristianismo? Será que este agregado folclórico e espiritual era comum ou apenas determinadas pessoas/ famílias, dentro das aldeias tinham um oficio próprio?
Outra questão, esta espiritualidade era exteriorizada para toda aldeia, ou era algo mais enraizado e específico dentro de uma comunidade?
O que podemos dizer é que quando falamos de espiritualidade pagã europeia, ela possui variações conforme região, povo, estrutura social, ou seja, “n” variantes. É como uma indagação que me fizeram, acredita que alguém da Romuva (Crença Tradicional da Lituânia) se proclamaria Bruxo Tradicional?
- Diria que primeiramente como alguém dedicado a Romuva (e se ele realmente se dedicasse a espiritualidade contida na palavra) depois de apresentado o conceito Bruxo Tradicional, pelo qual acreditamos, acreditamos que sim, pois estaria de acordo com os esforços que pregam com preservação, reconstrução, respeito, paganismo, entre tantos valores que são importantes para Bruxos Tradicionais.
E se colocassem como um conjunto de feitiçaria nas artes do diabo? Provavelmente, tanto o sujeito da Romuva, como muitos Bruxos recusariam o termo, pois o significado impregnado na palavra iria contra a essência da crença.

Bruxaria Tradicional e Espíritos da Terra
Falando ainda em Brasil, uma terra rica em folclore, para nós é fluídico o respeito pelas entidades nativas, porém não se justifica dizer que Bruxaria incorpora Orixás, Exus ou Pomba-Giras como base original de culto, pois entendemos que prática religiosa é diferente de feitiçaria, o fato de um bruxo estudar outros sistemas mágicos não indica que estes sistemas façam parte da Bruxaria.


Arte das Bruxas e suas bases
A Bruxaria é antiga? eis a questão...., se considerarmos um agregado de conceitos, de crenças da antiga Europa, posso dizer que ela é uma das mais antigas religiões existentes, pq. a Bruxaria surgiu do animismo, surgiu do xamanismo, acrescentou cultura e costumes de povos antigos, teve um aumento sócio cultural tremendo com a vinda dos Celtas e assim com todo esse agregado de culturas, de costumes, de magia damos o nome de Bruxaria, Bruxaria Tradicional cujo o surgimento está nas famílias, clãs, tribos, aldeias.
A Bruxaria Tradicional, com todas as suas diferenças folclóricas, com todas as suas diferenças de práticas mágicas, se encontrão num fato de origem que é a magia natural, aquela magia relacionada a natureza, a cura através de ervas, dos deuses personalizados em cada rio, floresta ou montanha, em cada objeto característico da natureza, no princípio da terra onde moramos, no mar onde é um enigma vida/ morte, e do céu que esta acima dos seres humanos, e assim o homem daquela época entendia os mundos da natureza pelo simples fato de ele assim o ver, digo ver pois é isto que vemos mesmo dentro de uma nave espacial, o planeta terra, que possui muita água... aliás mais do que terra e a atmosfera azul e infinita.

E como são esses mundos? a terra dos homens, o mar onde reinava o enigma da vida e da morte, muitos acreditavam que os mortos iam para a terra dos mortos (mar) num barco, tal como na Mitologia Grega/Romana na face do atravessador Caronte que ligava o reino dos vivos ao reino de Hades (morte), outra versão pode ser citada como Avalon, ou pelo paraíso celta que ficava numa ilha chamada Hi-Brasil, é bem passível de compreensão que a água era o elemento da vida e da morte, Jesus caminhou sobre as águas, foi batizado nas águas, Osíris caminhou sobre as águas, ressuscitou das águas, e tantos outros exemplos podemos tirar da história... Sobre o céu, este é o mundo dos deuses, as pirâmides foram construções para se chegarem aos deuses, para tocar os pés dos deuses, para presentear com sacrifícios (Astecas), a própria torre de Babel, as igrejas católicas com o teto tão cheio de glamour, com desenhos de anjos mostrando ao simples povo o quanto. era a sua inferioridade perante a algo supremo, o simples fato de ajoelhar e olhar para cima em busca da divindade.

Os celtas acreditavam que os seus deuses estavam sempre ao lado, inspirando, guerreando, que eram seres com dons muito admiráveis, e muitos nasceram ou deram nomes a rios que se destinam ao mar (ao mundo Mar), outros subiam aos céus como Lugus (Celta), como Mercúrio (Grego/Romano), como Exú (Africano) e tantas outras divindades.

Os Deuses são forças naturais e as suas personalizações humanas foram criadas aos olhos dos homens, questão de empatia?? quem sabe, mas sem dúvida fatores psicológicos, seus mitos e ritos contam a história, e cada história um aprendizado, cada história uma carga de conteúdo riquíssimo em sabedoria, existiram homens que se tornaram lendas, e dessas lendas tornaram-se deuses, homens com dons muito admiráveis.
A Bruxaria Tradicional é uma das filosofias mais complexas que a simplicidade pode construir, e nada e ninguém pode traduzi-la com a escrita fria ou com a razão, para entendê-la é preciso morrer nesse mundo, perder os sentidos e acordar na praia renascido das águas do mar.

por Ricardo Draco

***

Bruxaria Tradicional
Ao contrário da Wicca, a Bruxaria tradicional tem como o objetivo continuar praticando a Velha Arte que antecede o século XX, sendo assim não gosta de englobar em sua filosofia conceitos new age.
Ela procura seguir o modelo das famílias e irmandades.
Conheça suas bases:

Natureza: assim como na Wicca, este outro ramo também dá muito ênfase a ela, pois os povos antigos precisavam aprender a conviver e a respeita-la se quisessem estar em total harmonia com seu meio ambiente.
Deuses: os tradicionalistas, preferem apenas seguir um panteão (conjunto de Deuses), ao contrario dos modernistas que adoram Deuses de várias culturas. Recomenda-se aderir a panteões que tenham a ver com seu meio, por exemplo: pessoas que vivem na Irlanda teriam mais facilidade em assimilarem Deuses Celtas do que Deuses da cultura Greco-romana.

Lei Tríplice: ela é típica do movimento new age, logo não é usada pela Bruxaria Tradicional.
Dogma: "Você é responsável pelas suas ações".
Demônio: Não acreditam, nem o cultuam, assim como na Wicca
Reencarnação: este é um ensinamento de sentindo oriental, logo não se enquadra na filosofia tradicionalista. Eles acreditam que após a morte, o espirito participa de outros planos de existência e que retornam a terra para junto com seus ancestrais, se tornarem espíritos guardiões.
Roda do Ano: os bruxos tradicionais não seguem uma Roda do Ano, pois pensem bem, na visão dos antigos só existiam o inverno e o verão. A questão da celebração da natureza e alinhamento com seu ritmo varia muito na Bruxaria Tradicional, uma tradição agrícola por exemplo, vai seguir o fluxo do plantio e da colheita, em um lugar quente, eles irão celebrar as mudanças do sol. Isso vai variar de acordo com o meio em que os bruxos e bruxas habitam, mas não vejo problema em seguir a Roda do Ano.
Várias crenças: como é tradicional, visa conservar todos seus ensinamentos, sem agrupar novos pensamento.

Covens: na Bruxaria Tradicional também tem grupos, que são extremamente reservados para evitar a profanação de seus conhecimentos.

Solitários: possuem seguidores que aprendem tudo que sabem através de livros e afins.
Hierarquia: todos são iguais em um grupo, apesar de respeitarem muito as pessoas que detém grande experiência e conhecimento.
Rituais: a maioria deles são criados na hora da realização, mas nem todos.
Instrumentos de trabalho: muitas vezes na Bruxaria Tradicional, existem grupos ou pessoas que não usam nenhum instrumento em rituais, eles apenas usam elementos da natureza, até porque se pararmos para pensar, muitos dos nossos ancestrais não tinham meios de conseguir certos objetos, mas como hoje em dia podemos, não há problemas em termos alguns instrumentos básicos, sem exagero, é claro.
Espero ter sido claro nas diferenças desses dois caminhos, e gostaria que me aviassem caso eu tenha esquecido de falar sobre algo importante.
Quanto que ramo da Bruxaria eu acho melhor, eu respondo com sinceridade que me enquadro mais na Bruxaria Tradicional, apesar de eu ter alguns pontos de concordância com a Wicca.

***

Tradições
Relendo textos, e no cultuar da Bruxaria no meu dia a dia fiquei a pensar o que seria tradicional, não é de hoje que escuto que determinado caminho é seguido como se fosse uma linha de organização, uma Ordem de Iniciação onde se existem determinados membros ou associados que realizam ritos próprios, isto é perfeitamente cabível a quem entenda só por isso, mas como um estudante no assunto e ser pensante quis ir um pouco mais fundo nessa questão que por vezes é abordada em listas, no dia a dia, entre pessoas que tentam se enquadrar em determinado estilo ou linha mágica, mas que simplesmente aceitam o significado Tradição como uma ordem.
Felizmente o significado de Tradição vai além disso e se enganam aqueles que acreditam nesta simplória definição, Tradição significa algo a se perpetuar, algo que se tenha uma raiz, tronco, galhos e folhas onde as folhas são o cotidiano, uma comida realizada por alguém de sua família nos finais de semana é uma herança cultural e por sinal tradicional, são heranças importantes continuadas até hoje são chamadas Tradições. Existem Tradições Culturais, Religiosas, Sociais que juntas mostram procedimentos tão ricos e importantes que ano a ano não perdem suas características, sua força, e isto reflete desde uma reza até um prato típico de uma região específica de um país.
A Tradição de se honrar um ancestral, não é um simples fato que se faz Tradicional, e sim o aglomerado de hábitos, de cultura que tornam ou fazem sentido ao fato, ao procedimento, saber a sua origem, a sua região, saber a bebida, a comida tradicional, a reza passada do antes até os dias de hoje, e como premissa pessoal não me basta ou a muitos tradicionalistas apenas sintonizar com o passado, e sim Ter nas mãos um conhecimento específico sobre determinada prática, uma prática com laços tão fortes que nem o tempo conseguiu desatar, um valor tão forte que remonta valores, mitos, história, sentimento e entendimento.
Alguém que tem como base trazer os antigos costumes, não é apenas um tradicionalista, é também um artista onde em cada pincelada uma imagem vai se mostrando, onde no final desta esta um retrato do próprio artista e com este um valor imensurável de concretização pessoal, de magia e auto-entendimento. Tradição é o caminho do meu ancestral, dos amigos que prezam a amizade com o próprio sangue, aqueles que fizeram do passado a origem do presente numa infinita parte e por menor que seja fazem parte do meu gene.

por Ricardo DRaco

***

O que é Bruxaria Tradicional?
Uma breve descrição da natureza da witchcraft e suas práticas mágicas na Arte Antiga. O caminho da Bruxaria Tradicional é a chama acesa que vem do coração dita como vocação por muitos, a busca do caminhante por sabedoria, eis o círculo e seus mistérios que compõem e mantém vivo a essência, da fé nos costumes mágicos, da fé na Antiga Arte. Seu ritual é o Sabath o sonho que se faz carne, do êxtase....
Seu mistério encontra nas profundezas da terra, no submundo onde as raízes estão. Sua reverência aos espíritos ancestrais, ao sussurro ao ouvido, o sagrado na palavra, o segredo dos espíritos face a face, a consagração da terra natal, eis o círculo da Arte, em que nenhum pensamento profano está apto a entender, perguntas e respostas que só quem caminha no círculo ao redor da fogueira pode sentir seu significado.

Mas prevalece a pergunta - O que é Bruxaria Tradicional, há tantas respostas diferentes quanto ha opiniões de entendidos no assunto, é um conceito vindo do entendimento subjetivo e individual, mas em resumo um conjunto de práticas que constituem a história de determinado povo, de determinado clã, baseado nos seus costumes, baseados nos seus segredos, embora exista uma grande parcela de estudos ligados aos povos da Europa que nos possa dar uma noção sobre o assunto, tais conhecimentos não nos remetem a raiz destes conhecimentos tão sagrados e seletivos. As linhas de diferentes faces da Bruxaria refletem a mesma como algo intrigante e complexo à abordagem do tema, algumas linhas se dividem outras se juntam em conceitos, mas a base se encontra no culto a natureza, não somente como provedora do alimento, mas como energia primordial, berço e vida.
A Bruxaria é o contato mágico do humano com a flora e fauna, seus remédios, seus instrumentos, seu som, sua força, sua proteção, seu meio de existência dando a mesma uma característica tão íntima como a fé, como a sensação pura e simples das manifestações da natureza. Os membros da Antiga Arte constituem agrupamentos de pessoas trabalhando com foco na magia natural, servindo como um entendedor das forças da natureza, um praticante da magia, alguém digno e com particular tendência introspectiva, sensorial que entra em harmonia com as fases das estações, que honra suas raízes, respeita o poder ancestral, cultua os deuses da natureza em seu digno habitat.
Poder ancestral é transmitido de geração a geração, através da palavra falada, do conhecimento compartilhado pelos membros do clã, a sabedoria é guardada sobre juramento dos membros e repassado as próximas gerações através dos membros mais antigos, dos espíritos dos antigos dadas por possessões mágicas ou dadas por esquemas mágicos dentro do seio do paganismo, no berço raiz e entre seus deuses antigos.

As Tradições familiares são raras e muito seletivas, dando um caráter que se desvincula de outros segmentos do paganismo por sua maneira de culto e diversidades filosóficas próprias Os fundamentos da Bruxaria Tradicional assim vindo de uma tradição familiar ou de outras tem em sua variedade um valor muito rico de costumes e folclores que só vem a engrandecer o paganismo e suas diversas e notórias lendas, histórias, segredos e crenças. Sejam bem vindo irmão da terra Filhos dos filhos desta terra, desta raiz Sejam abençoados, Sejam abençoados seus passos pelos deuses de teus pais, de teus avós Honrai, honrai irmão da terra Aquele que finca sua espada ao solo, ajoelha e saúda Aquele que honra será honrado Andas como peregrino sobre o solo sagrado Eis abençoado. Porque honras o que é sagrado. E sagrada é tua honra Bem vindo irmão da terra.

por Ricardo Draco

***

Bruxaria Tradicional - A difícil Arte de entender o que já está implícito.
Resolvi escrever este artigo devido a tantas dúvidas que surgem no meio pagão, quando mencionamos Bruxaria e Tradicionalismo separadamente existe compreensão dos conceitos, porém juntas algo acontece e até pessoas com mais tempo de paganismo se perdem e fazem a pergunta “O que é Bruxaria Tradicional?” o ponto de partida esta no que consiste a Bruxaria, se analisarmos não apenas o nome ou simplesmente um movimento filosófico, se entendermos que Bruxaria é algo além de uma linha de crença do paganismo, se entendermos que é algo além de um contexto de magia natural, se tivermos essa base de análise, podemos buscar sua origem ou parte dela agregada a uma região, a um povo e consequentemente o seu legado de crenças, de cultura, folclore e com certeza descobriremos um agregado rico de história e costumes que chamamos de tradicionalidade.
Na minha opinião Bruxaria e Tradicionalidade são algo uno, um sem o outro enfraquece a filosofia que é baseada no culto no culto politeísta e ancestral, enfraquece nossa própria essência, nossa raiz, enfraquece na medida que uma arvore não é nada somente feita de galhos e folhas, é preciso de um agregado para ser completo, é preciso saber quem se é “Conheça a Ti mesmo” e como seguir por um caminho se nem sabemos quem somos, quais são nossas raízes ancestrais, se não temos o discernimento e o desenvolvimento do ser e assim entender sua filosofia interior como querer traçar uma relação de exteriorização com alguma religião?
Bruxaria Tradicional por alguns bruxos que seguem este caminho somente o termo Bruxaria já estaria implícito a sua tradicionalidade, outros acham necessário reforçar com Tradicional por exaltar o contexto de busca e preservação das antigas crenças, isto ficaria ainda mais fácil se dissermos que Bruxaria são os cultos pré-cristãos europeus e que a tradicionalidade vai de encontro à religiosidade que chamamos de antigas crenças.
A segunda pergunta que me fazem é se mantemos o culto da mesma maneira que era feita nos primórdios, a minha resposta é que muita coisa pode ser feita, muito dos conceitos podemos aplicar nos dias de hoje, outros foram adaptados e desenvolvidos de maneira coesa conforme o passar das épocas, do mesmo jeito que muitos clãs se fecharam a terceiros e desenvolveram técnicas de camuflagem de seus cultos que qualquer um que não fosse do culto poderia suspeitar, hoje a Bruxaria não possui e francamente não acredito, pelo menos não tenho relatos, de tais coisas como uma ritualística de mulheres comendo sapos, ou homens matando a caça no dente, ou de bruxas comendo criancinhas ou mesmo daquela bruxa velha com uma verruga no nariz e vestida de preto tal como Hollywood inventou, tal qual alguns filmes como Brumas de Avalon demonstram, estas fantasias imaginárias que habitam as mentes dos menos informados estão tão longe da verdade que muitos tradicionalistas deixaram de responder e ainda com um senso de humor exaltado acrescentam outras satisfazendo os curiosos, na minha humilde opinião acho esse procedimento errado, acredito que as pessoas devam ser esclarecidas porém confesso que seja tarefa para homens tolerantes!
Tenho visto algumas definições como sendo Bruxaria o Xamanismo Europeu e de uma maneira geral tenho gostado desta definição, porém acrescentando as distinções regionais assim como algumas diferenças de culto, mas embora apoiando alguns pensadores que tentam traçar um paralelo e assim clarear a mente da comunidade pagã brasileira, acredito ser muito difícil obter uma aceitação total desta como de qualquer outra definição devido à diversidade de linhas mágicas, filosóficas e sociais tanto para esse segmento como para outros.
Nós tradicionalistas não temos o objetivo de arrebanhar pessoas para a nossa crença, e sendo assim a maior preocupação esta diretamente ligada a busca pessoal, a honrar deuses e ancestrais, a respeitar e preservar a sua riqueza cultural/filosófica, conseguindo assim o seu equilíbrio mental, espiritual e material, e deste modo, de bem consigo e com o que acredita poder ajudar o próximo a encontrar a sua estrada, seja pela cura física ou não, seja por sua contribuição a comunidade.

Ricardo DRaco


Bruxaria Tradicional
Entrevista de Lúcia Lua, assistente social da ONG Árvore Sagrada, para Ricardo DRaco do Conselho de Bruxaria Tradicional situado em São Paulo/ Brasil.
São Paulo/ SP - 28/10/2010

1. Para começar: o que é Bruxaria Tradicional?
R: A origem vem de famílias pagãs europeias, pessoas que se reuniam para troca de conhecimento, onde também eram indicados pessoas de afinidade e agregados familiares.

2. Quais os fundamentos da Bruxaria Tradicional?
R: Bruxaria é heterogênea, porém quando falamos em tradicionalidade pagã é normal que sigam um caminho específico de crença, ou seja, sem influência de movimentos mais atuais.
Portanto são comuns estes conceitos:
- Paganismo;
- Politeísmo (culto específico de Deuses - sem misturas);
- Não Maniqueísta (Bem X Mal - Luz X Trevas) ;
- Preservação de Costumes/ Folclore;
- Raiz regional Europeia;
- Magia Natural;
- Culto as manifestações da Natureza;
- Reconstrucionismo Europeu (antropologia);
- Culto não homogêneo embora restrito a Europa;
- Sem símbolo ou livro sagrado.
- De caráter iniciático.

3. Bruxaria Tradicional é o mesmo que Bruxaria Familiar?
R: Não, Bruxaria Tradicional é um agrupamento mais institucionalizado, com normas sociais, existe uma tendência em ser mais ampla territorialmente falando (uma determinada região e não mais um povoado), em seus estudos envolvem preservação da cultura e folclore, trazem também o conceito de reconstrução de povos antigos, buscam tanto o conhecimento ocultista como o acadêmico. Já Bruxaria Familiar, nos leva ao entendimento do paganismo europeu em culto propriamente familiar, com influência ou não do Catolicismo.
Portanto um "hereditário" nem sempre é um Bruxo Tradicional, o que temos visto em grande parte, até como uma busca por titularidade, pessoas que se dizem hereditários e possuem as mesmas crenças modernas que surgiram no final da década de 50.
Para ser reconhecido como hereditário, ou seja, um bruxo familiar, é preciso ter uma visão pagã e conhecimentos ancestrais de crença, de raiz, bem como uma linha de tempo contínua, é muito fácil distinguir aqueles que a possuem daqueles que desejam possuir, é só observar suas crenças que geralmente são as mesmas dos movimentos ocultistas atuais.

4. A filosofia religiosa predominante na maioria das religiões é o maniqueísmo. Como a BT se posiciona frente ao dualismo entre os princípios opostos: Bem e Mal?
R. A Bruxaria Tradicional se refere a mundos, tal como um agregado diversificado, ou seja, não existe apenas o Sim e o Não, o Certo e o Errado, existem formas e mais formas de visão, não existe O Deus e A Deusa e sim Deuses e Deusas; não existe a dualidade do Homem X Mulher, pois para nós existe uma engrenagem que esta além de duas forças, de dois agentes....

5. Você vem de uma linhagem de bruxos. Conte-nos um pouco da sua história.
R. A minha história é como a de muitos brasileiros, minha família no Brasil tem uma diversidade religiosa, pois grande parte é sensitiva, os chamados médiuns, foi através da coleta de informações, do registro da culinária fui parar na parte dos estudos das garrafadas, a visão pagã esta contida de uma forma tão rica que mesmo pelas diversas influências não é tocada, mesmo diante das influências multi religiosas nacionais. Por fim, busquei por meus parentes do velho continente, e dado o meu interesse, fui recebido com muita alegria por eles, e foi então que tive mais e mais acesso a informação e conhecendo mais e mais gente do meio pagão ocultista, tive bons professores, que me orientaram, fui iniciado na região de meus ancestrais, e com isso ampliei meu trabalho de campo, tanto acadêmico como minha crença.
Portanto para ser reconhecido como um pagão europeu (bruxaria familiar) como Bruxo Tradicional é preciso não apenas nascer em um meio que lhe dê base para seu entendimento, mas buscar em sua peregrinação com determinação, com uma fé inabalável, com sabedoria.
É como digo, não foi simplesmente a "Vovó Dolores" que me ensinou aos "7 anos", eu tive que ir de encontro às raízes, ao agregado, a fonte de todo o conhecimento ancestral, eu não dormi de um jeito e no outro dia já era um Bruxo, não uso da crença para ter popularidade, para fins comerciais e tão pouco aprecio que assim o faz, mas respeito o caminho alheio desde que não atrapalhe o meu.
Hoje possuo um conhecimento preservado de muitas gerações, consigo trilhar até mesmo que tribo dos povos antigos eu descendo, portanto acredito que não é simplesmente o sangue, mas algo muito além que te move para essa religiosidade.

6. Você tem um grupo iniciático em Bruxaria Tradicional que já existe há 12 anos. Como funciona?
R. Eu acredito que grupos não são para pessoas, são para ideais, com isso focamos no trabalho, o trabalho é para as pessoas de um modo geral e com este conceito tiramos propriamente o ego da questão.
Eu não "tenho" um grupo, eu trabalho para um ideal e nesse ideal esta contida a idéia de grupo.
O grupo é segmentado por funções e tempo de casa, as iniciações acontecem dadas a comemoração de um fato importante em nosso meio, geralmente dado a perseverança do peregrino e sua responsabilidade perante seus fraternos.
No grupo ensinamos filosofia que é a visão pagã contida no conceito Bruxaria Tradicional, com foco na região Noroeste da Península Ibérica, tendo como mais específico os povos chamados de Celtas.
Fora esta questão é ensinado o folclore, com isso teremos: culinária, danças, música, lendas, etc...
Trabalhamos com técnicas de êxtase e o trabalho com ervas de poder, que infelizmente é muito criticado por quem não é do meio pagão, porém muito bem aceito pelos praticantes sérios dentro deste segmento.

7. Um bruxo é ou se faz bruxo?
R. Gosto de brincar com este dilema, antes de ser um bruxo a pessoa tem que saber quem é, quais suas reais crenças, o que busca, o que deseja, etc... O quanto esta disposto a peregrinar? sua fé esta além dos seus gostos? Gostar de folclore o torna um folclorista? Qual a linha que separa um curioso, um tolo de alguém sério no caminho? Será vestir roupas tidas como "bruxescas" o fazem um bruxo? Você tem conceito?
Um bruxo se faz com fé, sangue e suor, o despertar não acontece porque assim você o deseja, ele vem de sapatos sem sola! Quando estiver preparado para se tornar um bruxo algo além de você, do que deseja, o do que pensa, lhe dará um caminho especial onde verá um deserto, mas seu coração mostrará uma grandiosa floresta.
Portanto nascer em uma família pagã é um começo e nunca um meio ou fim, tal como para os que não nasceram devem contar com muito mais do que sorte ou dinheiro, devem contar com o espírito verdadeiro de peregrinação.

8. Sabedoria e êxtase. Qual o significado dessas palavras para um bruxo?
R. São palavras, o importante não são simplesmente as palavras mas o que esta contida nelas através de uma visão pagã. Estas palavras são reflexões diárias de um bruxo, são como um par de olhos espirituais e que promovem uma base para o entendimento de nosso caminho.

9. Relatos históricos mostram que seguidores das diversas religiões pagãs para acessar "outros mundos" utilizavam bebidas feitas de determinadas ervas. Essa prática é mantida nos dias atuais?
R. Em todo mundo, existem crenças tradicionais, estas crenças quando observadas como procedimentos mágicos ancestrais, obtém nas beberagens uma ferramenta para acessar o mundo espiritual com plenitude.
Devemos entender que estas ervas não são muletas, e também não são a prioridade no culto, são parceiras, são amigas e professoras, muita gente confunde erva de poder com droga alucinógena, drogas nos iremos encontrar nas drogarias (farmácias), o conceito que pregamos é um respeito muito grande não apenas pela medicina da Floresta, mas os pactos com as entidades da mesma.

10. Buscando sites na internet sobre Bruxaria Tradicional raros são os que encontramos, mais raros ainda os que possuem informações coerentes do ponto de vista histórico. Se a busca é sobre Wicca, encontramos uma avalanche de sites, cursos iniciáticos, é tanta informação, tantos caminhos que ficamos confusos (risos).
Agora te pergunto: porque é tão difícil a difusão de conhecimentos sobre BT e tão fácil quando se trata da Wicca?
É a BT restrita, como se diria, a poucos e bons?
R. A Wicca foi um fenômeno em divulgação, porém o seu grande crescimento criou tantas desinformações que acabou distorcendo ainda mais quando levadas a público, criando um grande volume de pseudo praticantes curiosos e que acabaram por se chocarem uns com os outros por diferenças de opiniões.
Bruxaria Tradicional é outro caminho religioso, por vezes confundido com Wicca Tradicional.
Para se tornar um bruxo tradicional praticante é necessário um mínimo simbólico de 3 anos, enquanto que em outras religiões isso não acontece, fora esta questão, tal como acontece na Wicca, muitos curiosos tendem a fazer um desserviço ao criarem comunidades e blogs, atrapalhando ainda mais os poucos praticantes existentes nesse segmento.
Acredito que em todo território nacional (Brasil) existam em torno de 2 ou 3 grupos com mais de 10 anos nesse segmento, como pode analisar, bem pouco reparado a outras religiões.
Nós Bruxos Tradicionais não temos problemas com pessoas sérias da Wicca, que sabem que advém da criação de Gardner da década de 50, que não são da época paleolítica, entre tantas outras inverdades colocadas por curiosos.
Nosso grande problema hoje é justamente essa massa de pseudo-wiccanos, que não se ajustaram aos preceitos dados a Wicca e que encontram na Bruxaria um meio para sustentar seus egos e delírios por poder e fama.

11. Percebemos que há uma grande confusão entre BT e Wicca. Alguns falam inclusive que a Wicca é a BT após um processo de "modernização".
Porque acontecem essas distorções?
R. É simples, falta de informação coesa e desinformação de forma abundante, mesmo os estudiosos que buscam esclarecimento nessas crenças fazem suas teses baseadas no mundo esotérico virtual, elas não vão adiante nos trabalhos de campo, ou em bases acadêmicas dadas as ciências, como a antropologia, arqueologia, história, etc...

12. O Cristianismo quando surgiu negativou a imagem da mulher e a relegou a condição de inferioridade em relação ao homem. Hoje religiões ditas pagãs pregam o resgate do "poder feminino" com base no matriarcado.
A BT defende essa bandeira? Como é vista a mulher na BT?
R. A Bruxaria Tradicional é um caminho que trata com respeito homens, mulheres, fauna e flora, ou seja, acreditamos que estando em plenitude podemos conceber a diversidade e as boas relações conosco e com o meio em que vivemos.
Em minha opinião a questão do matriarcado é muito mais ligada a segmentos radicais femininos do que uma questão puramente religiosa.

13. Qual é a relação que existe entre Bruxaria Tradicional e Reconstrucionismo Celta?
R. Uma das matérias aprendidas no segmento religioso de Bruxaria Tradicional, um dos nossos pontos é a preservação e entendimento do passado.


Bruxaria Tradicional
Introdução Bruxaria Tradicional são os cultos pré-cristãos na Europa, uma tradição espiritualista marginalizada pelas constantes difamações e cujo rótulo transformado em procedimentos maléficos;
A Bruxaria Tradicional é ancestral e transmitida por gerações, com sua raiz intocada, seus praticantes são guardiões desses conhecimentos, e o são, por estarem de acordo e em afinidade com os fundamentos que formam a tradição.
É preciso conceituar o que são Tradições Familiares de Base Pagã, conhecidas como Bruxaria Familiar do conceito Bruxaria Tradicional, a segunda além de ter em seu seio bruxos familiares, também engloba membros indicados.
De certo a base da Bruxaria Tradicional é a Bruxaria Familiar, porém ela se torna mais ampla na medida em que se torna um apanhado macro regional ao invés de um povoado apenas, iremos citar Bruxaria Familiar de uma cidade, num determinado concelho/ bairro, porém quando se fala de Bruxaria Tradicional será dado a um aglomerado de cidades de mesma região, um exemplo é o Noroeste Ibérico, conquistando assim um maior número de pessoas, com uma formação hierarquizada, com uma estruturação no estudo e um apanhado cultural mais abrangente.
As práticas designadas como Cultos Pré-Cristãos se referem às práticas espiritualistas pagãs, com base em Magia Natural, temos que entender que a Bruxaria Familiar é baseada nos antigos povos europeus (de 450 a.C. - I a.C) - Cultura La Tène e a criação dos círculos de Bruxaria Tradicional começaram a surgir genericamente no Século XVIII com a abertura do mundo Feudal (4 D.C) para o Iluminismo.
Essa necessidade de criação foi baseada numa estrutura mais ampla, que pudesse resguardar os valores ancestrais e místicos, como também ter por base proteger a cultura, a comunidade espiritualista e gerou base política para movimentos separatistas.
Da década de 60 surgiram muitos movimentos neo-pagãos que se inspiraram nessa visão de reconstrução, não somente dos povos antigos, mas dos ideais regionais, criando também muitas discussões e divisões, ampliando o leque de ordens.
Uma delas foi a “Bruxaria Tradicional Tardia” (Década de 60) de base polêmica, seja por contato entre os antigos grupos de tradicionalistas, seja por inspiração nesses movimentos, acrescentando também outros conceitos como maçonaria, satanismo como repúdio ao Catolicismo e Magia Cerimonial.
Assim teremos alguns autores como Andrew Chumbley que escreveu em seu ensaio What is the Traditional Craft? Teremos também Nicholaj de Mattos Frisvold com diversos textos, e assim, poderemos perceber uma clara influência de magia cerimonial, de satanismo e estrutura inspirada na reconstrução de valores camponeses.
Já a Antiga Bruxaria Tradicional na busca por padronizar seus festejos e ritos em algo extremamente heterogêneo, criou também dificuldades de entendimento entre lideranças tradicionalistas, ficando obvio as divisões entre grupos mais liberais e grupos mais radicais, sendo que muitos não se reconheciam mais pelas práticas e sim pelo conhecimento fundamentado que logo fechou para o mundo suas portas, restando as religiões neo-pagãs o encargo de mostrarem simploriamente e com muitas falhas de compreensão o que seria em perfeição estes antigos cultos.
Nos dias atuais, a Antiga Bruxaria Tradicional sai aos poucos do seu isolamento, rompendo com os movimentos neo-pagãos, mostrando não apenas uma religiosidade atrativa com base em conceitos ancestrais e que fazem o indivíduo se preocupar com sua essência e como esta essência irá se transformar dentro deste caminho, ao invés de preocupações plásticas com vestimentas e amuletos, é preciso entender que a Bruxaria Tradicional não esta sendo codificada para os novos tempos, e sim os verdadeiros peregrinos é que estão em busca de algo que não encontraram em outras religiões, mergulhando assim em outra cultura, em outra forma de pensar, com outros valores e fatores que o retiram de uma sociedade engessada em valores castradores e limitados aos caminhos do ter.
Dentro dos círculos da Arte tradicional busca-se harmonizar com a sabedoria ancestral viva em sua regionalidade cultural e folclórica, com a magia da floresta, com a irmandade de Clã, seja você um bruxo de sangue (Bruxaria Familiar) ou não, o importante é respeitar os preceitos deste caminho, ter perseverança e grande poder pessoal com atitudes de poder, onde uma transmutação é exigida e o silêncio fala muito alto.

Conceitos fora da Bruxaria Tradicional
- Uso de panteões não Europeus – Ex.: Africano, Indiano, etc...
- Práticas cerimoniais de valor teatral e complexas
- Símbolos geométricos/ matemáticos – Ex.: Quadrado, Estrela de Salomão, etc...
- Elementos/ Conceitos de outras culturas – Ex.: Chakras
- Ativismos – Ex.: Ecológico, Feminista, Homossexuais
- Divisão dualista do mundo – Ex.: Deus/ Deusa – Bem/ Mal
- Culto aberto e em área urbana
- Vinculo com movimento gótico
- Uso de um símbolo que identifique a religiosidade – Ex.: Pentagrama
- Uma instituição centralizadora
- Culto homogêneo ou livro sagrado

Fonte: Ricardo DRaco
WWW.arvoresagrada.hd1.com.br
http://bruxaria-tradicional.blogspot.com
Fonte: Conselho de Bruxaria Tradicional
fonte: http://caminharlupino.blogspot.com/

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...