segunda-feira, 17 de outubro de 2011

SIMPATIAS. O QUE SÃO?


Simpatias são pequenos rituais de Magia destinados à manipular forças ocultas no intuito de alcançar um determinado desejo.
Existem simpatias que evocam todo o tipo de força: santos católicos, orixás, deuses e deusas, entidades espirituais, forças cósmicas, elementais, anjos, demônios, etc.

Simpatia é uma forma de magia ou feitiçaria básica, extremamente ligada ao povo, normalmente de origem campesina e geração empírica. As simpatias são formadas da mesma substância da superstição e está intimamente ligada a esta.


Causa-Conseqüência
O termo deriva de "simpático", no sentido de "semelhante", e baseia-se na idéia primitiva de causa/conseqüência não necessariamente interligadas de forma racional. Ou seja, se um fato A antecedeu um fato B então A torna-se a causa de B, mesmo que não haja qualquer conexão entre A e B. Por exemplo, se uma pessoa entrava em um bosque com o sol a pino e sofria um acidente e isso ocorresse mais de uma vez, surgia a superstição de que era perigoso entrar naquele bosque com o sol a pino. Mas se algumas pessoas entravam no bosque com o sol a pino e por acaso estavam utilizando uma peça de roupa vermelha, surgia a simpatia de colocar um pano ou outra peça vermelha nas pessoas que teriam de entrar no bosque naquela hora, isso com o propósito de proteção. A simpatia é usada por "bruxas" "ciganos"e principalmente por "jovens". Os jovens costumam fazer simpatias para aranjar namorado(A),afastar males etc...

Simulação de características de animais ou plantas. Por exemplo, se um gato enxerga bem à noite, então um amuleto feito com os olhos de um gato, ou ao menos no formato de um olho de gato, poderá fazer seu portador ver bem na escuridão, tal como o gato.

A falta de explicação científica para determinadas capacidades de estratos, infusões ou mesmo consumo direto de vegetais ou partes de animais. Como não havia o conhecimento das propriedades químicas ativas nos mesmos era simplesmente aceito o fato de que aquela planta era "boa" para isso ou aquilo.


Simpatias, funcionam?
Algumas sim, outras não. Depende de cada caso, da manipulação, da fé, etc.

http://www.artigosonline.com.br/simpatias/

Seguidores

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...